quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Ajeitando Plugin do Flash no Firefox 3.6.12

Plugin FLASH (versão 10) no Firefox 3.x (3.6.12)

Marcio Catan - Instrutor Linux / Técnico Suporte Linux
email: marcio.katan@gmail.com
ICQ (alguem ainda usa??!!): 76209707
MSN (ARGHH!!!): marcio.catan@hotmail.com
Rio de Janeiro

Acesse meu Blog: http://marciocatan.blogspot.com

E Acesse minha página de artigos e tutoriais no Google: AQUI

Participe da Comunidade no Orkut: Sou Instrutor do GNU/Linux – link



Esta dica vale para muitos que, como eu, devem está enfrentando problemas com o plugin do flash da Adobe.
O presente artigo não se destina a ser uma fonte de informação completa sobre o assunto. Em um futuro próximo, estarei complementando este com mais dados. Mas vamos lá....

Estou usando o Kubuntu 8.04 Hardy com o Firefox 3.6.12, atualizado do próprio site da Mozilla.
A versão 10 do plugin Flash (agora na versão 10.1) não funcionava no firefox 3.5 em diante no meu sistema. Ao instalar a ultima versão do navegador (3.6.12) reparei que a localização do diretório de plugins do Firefox estava em uma posição diferente. Mais! Ao verificar o(s) diretório(s) de instalação do(s) plugin(s), me deparei com uma surpresa: existem 7 diretórios (do sistema) e 2 versões de plugins diferentes do flash!
E para uma surpresa ainda maior, descobri que meu navegador utiliza o plugin instalado em meu diretório pessoal - /home/catan/.mozilla/plugins/libflashplayer.so!!!
Em meu sistema, são estes o diretório que possuem o danado do "pruguin':

/usr/lib/adobe-flashplugin
/usr/lib/firefox/plugins/
/usr/lib/firefox-addons/plugins/
/usr/lib/iceape/plugins/
/usr/lib/iceweasel/plugins/
/usr/lib/midbrowser/plugins/
/usr/lib/mozilla/plugins/

E as versões do Flash são: flashplugin-alternative.so e libflashplayer.so.
Caso você queira verificar qual plugin (sua localização) o navegador está usando, digite em um terminal texto:

catan@catan-desktop:~$ ps aux | grep firefox

No meu sistema, obtive isto:

catan 21504 0.0 0.0 1776 512 ? S 10:17 0:00 /bin/sh /usr/lib/firefox-3.6.12/firefox
catan 21509 0.0 0.0 1776 524 ? S 10:17 0:00 /bin/sh /usr/lib/firefox-3.6.12/run-mozilla.sh /usr/lib/firefox-3.6.12/firefox-bin
catan 21513 10.3 10.0 457680 208484 ? Rl 10:17 7:31 /usr/lib/firefox-3.6.12/firefox-bin
catan 21571 3.3 1.72 02580 36256 ? Sll 10:17 2:23 /usr/lib/firefox-3.6.12/plugin-container /home/katan/.mozilla/plugins/libflashplayer.so 21513 plugin

Reparem na última linha, que diz qual plugin o navegador está usando e sua localização.
E para saber a versão do plugin do flash, você terá que acessar o site da Adobe: http://www.adobe.com/software/flash/about/ .
No meu caso, estou usando (já corrigida em meu sistema) a versão 10.1.85.3. Veja foto abaixo:




















Você poderá, também, no próprio navegador, obter uma lista de todos os plugins instalados. Basta digitar na barra de navegação o seguinte: about:plugins.

No meu sistema, há instalado dois pacotes do plugin do flash: flashplugin-nonfree (versão 10.0), instalado pelo repositótio principal multiverse, e o adobe-flashplugin, instalado pelo pacote install_flash_player_10_linux.deb, que baixei diretamente do site da Adobe. Para fns de uso deste documento, ambos servirão. Contudo, foi utilizado como referência, o pacote baixado do site da Adobe.

Para "corrigir" o problema que enfrentei, basta copiar o plugin que foi baixado/instalado no diretório utilizado pelos navegadores (visto no início do artigo - /usr/lib/adobe-flashplugin/libflashplayer.so) para o seu diretório HOME. Veja abaixo:

catan@catan-desktop:~$ cp /usr/lib/adobe-flashplugin/libflashplayer.so /home/catan/.mozilla/plugins/

Onde catan é o meu nome de usuário.

Depois de executado este procedimento, feche o navegador e abra-o novamente e acesse o site da Adobe (URL passada mais acima)
Pronto! Seu navegador já deverá estar usando o plugin mais recente.


Dica para o navegador OPERA10

O navegador Opera utiliza os diretórios de plugins do Firefox(Mozilla), do pacote da Adobe, e também seus próprios diretórios para executar os plugins. No meu caso, o diretório utilizado é: /usr/lib/adobe-flashplugin/. Portanto, se você instalou o pacote da Adobe, não se preocupe, pois, provavelmente, o plugin corrreto estará sendo utilizado.

8 comentários:

  1. Nossa.. Não preciso fazer nada disso... Claro. Eu uso Windows!

    ResponderExcluir
  2. Sempre tem alguem que perde uma excelente oportunidade pra ficar calado!

    ResponderExcluir
  3. Só faltou deixar claro que isto serve para quem está utilizando uma versão mais antiga do (K)Ubuntu. Para quem está utilizando a última versão, 10.10, nada disto é necessário, o plugin já está na última versão.

    ResponderExcluir
  4. Como vemos, o mundo pode ser dividido basicamente entre dois grupos, o dominante e os dominados. O Cleidson, parece que pertence ao grupo dos dominados, dos tutelados, daquele que aceitam ideias e procedimentos como verdades absolutas, (tipico usuario de ruindows) que convive com 10000 problemas, virus, DRM, nao pode fazer isso, nao pode fazer aquilo, nao .... e ainda acha ótimo... Enquanto que nós os que preferem a liberdade, fazemos do jeito que queremos, pode até ser mais dificil, mas é enfrentando as difculdades que nós crescemos, e ns tornamos dominadores. Por isso somos poucos, pois sómente com uma mente privilegiada se consegue usar UNIX/Linux

    ResponderExcluir
  5. Valeu pela dica.
    #não alimente trolls.


    saudações.

    ResponderExcluir
  6. Cleidson, sem querer iniciar uma guerra, mas, o tempo que vc perde instalando anti-virus, anti-spyware, ccleaner, regcleaner, turboboost, etc, etc... a gente perde instalando plugins, addons e fazendo configurações manuais no sistema.

    Cada um sabe o q é melhor pra si. Voce gosta de Windows? Otimo! Nós gostamos de Linux? Otimo!

    Resumindo, cada um tem direito a escolha. Nao estou sendo grosseiro, nem iniciando uma briga, por favor...

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  7. So uma observação: "PERDER TEMPO" instalando plugins, addons e fazendo configurações manuais é bom para o aprendizado e o Ministério da Saúde recomenda! ;) rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Márcio, no final, ao invés de copiar o arquivo acho que é mais saudável fazer um link simbólico (ln -s)

    :)

    ResponderExcluir